CONTRIBUIÇÕESDO AUDIOVISUAL NA UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE
PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
 

O que é

Essa pesquisa vem propor oficinas para o ensino do audiovisual, através do olhar documental, por meio de dispositivos móveis para jovens, com o intuito de valorizar, preservar e fortalecer os costumes de uma comunidade, para que os jovens se tornem protagonistas de suas histórias e sua cultura.

A ideia para esse projeto surgiu a partir da pesquisa de mestrado "Um estudo fotoetnográfico sobre o Bloco da Latinha" por Louyse Gerardo 

Objetivos

O objetivo dessa pesquisa é verificar de que forma o ensino do audiovisual, através de oficinas para jovens brasileiros, pode contribuir para valorização e preservação do patrimônio cultural a partir do olhar da comunidade para si.


- Colaborar no resgate e na construção da identidade cultural local através dos vídeos.
- Capacitar e estimular jovens sobre a importância do  Patrimônio Cultural Imaterial.
- Favorecer o crescimento da formação e produção audiovisual.
- Incentivar a utilização de redes sociais para fins culturais.
- Contribuir para a produção, conservação e atualização de um acervo audiovisual local.

Para quem?

Jovens adolescentesdo ensino secundário de escolas públicas de Madre de Deus na Bahia. 

- Faixa etária  de 15 a 17anos;  
- Entre 15 a 20 alunos; 

Na adolescência que ocorre a formação deidentidade e busca por encontrar seu lugar na sociedade.
(Ives, 2014; Erikson, 1968).

Jovens assumindo o protagonismo como agentes dedifusão da cultura.

Quem faz?

Essa pesquisa faz parte do projeto de doutorado da pesquisadora Louyse Gerardo.
Louyse Gerardo é estudante de doutorado, no curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa; É mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho; Pós graduada em Discurso fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina e formada em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda na UniFoa. 

Louyse Gerardo é nascida e criada no Rio de Janeiro, Brasil. O cinema surgiu em sua vida por causa da fotografia e desde então Louyse vem trabalhando em curtas, videoclipes, etc. que já estiveram em diversos festivais de cinema ao redor do mundo. É completamente apaixonada pela luz, principalmente nas produções cinematográficas, é o que faz seu coração bater mais forte. Louyse já percorreu mais de 30 países, buscando aprimorar sua linguagem fotográfica, entender os outros e sua cultura, foi isso que fez crescer seu desejo de começar a fazer documentários e querer que outras pessoas, principalmente jovens aprendam também e possam contar suas próprias histórias.


Using Format